10 dezembro 2013

Como manter o equilíbrio na sua vida?


Eu amo a cultura oriental. Eles são tão sábios e milenares, que me deixam super curiosas para conhecer cada vez mais a sua cultura (e entre essas curiosidades estava o Yin e Yang). Inicialmente, é o bem e o mal. Parece ser uma simbologia simples. Mas, no Yin e Yang sempre teve uma coisa que me intrigava: O que diabos era aquele ponto branco dentro do lado negro e vice-versa? Enfim. A explicação é que dentro da Luz existe trevas e dentro das Trevas existe luz. 
No mais, é um jeito simples de dizer que todo mundo possui dois lados. Inclusive a bondade e a maldade. Tudo tem um propósito. Tudo existe para nos dar equilíbrio.
Existem pessoas que consideramos más por natureza. Mas ela tem algo de bom dentro de si. Seja uma habilidade ou uma palavra sábia. Enfim. Neste post, vou reunir algumas idéias para manter nossa vida mais feliz. O que vocês acham de conferir? 




01-  Pratique algum exercício físico. Parece clichê, mas não é. Se você fizer uma caminhada ou Yoga por 15 minutos antes de começar o dia e antes de terminá-lo, sentirá a diferença. Você se verá mais bem disposto, mais bem humorado e com o corpo mais saudável. Não é difícil e nem chato. Se você não curte fazer exercícios, procure ouvir música enquanto pratica. O tempo irá passar mais rápido e aos poucos seu corpo irá se acostumar com essa rotina e irá pedir que o faça diariamente.

02- Leia bons livros. É maravilhoso poder relaxar e ler alguma coisa. Por mais simples que seja a leitura. Ganhamos cultura no processo. Isso nos faz pensar melhor nas coisas, ver o mundo de forma mais objetiva e sonhar acordado. Se você não tem esse hábito, escolha um livro de poucas páginas em uma livraria perto de sua casa. Pode ser um tema que te agrade: Romance, ficção científica... Depois, se proponha á ler 10 minutos antes de dormir. Ou pelo menos, 2 capítulos por vez. Pronto. É o suficiente para criar um hábito diferente e saudável. Precisamos adquirir conhecimento, porque através dele podemos resolver melhor os problemas do cotidiano e de quebra, resolver questões pessoais que ás vezes são parecidas com as dos personagens dos livros.

03- Alimentação mais saudável. Não adianta fazer exercícios sem se alimentar bem. O que de forma alguma, significa comer coisas sem sal. Podemos sim comer um bom arroz com feijão, bife e batata frita com aquela coca-cola gelada e bolo de cenoura de sobremesa se soubermos medir. Porque não trocar a carne frita pela grelhada? E colocar salada em meio ás refeições? Por que não, cozinhar o ovo ao invés de fritar? E o tal arroz integral? Para fazer uma alimentação mais saudável não é preciso grandes mudanças. E de qualquer forma, nosso paladar muda em cerca de duas semanas. Ou seja: se insistirmos e tivermos força de vontade, em 15 dias nosso paladar vai aceitar e muito bem, alimentos novos e mais saudáveis.

04- Guarde um tempo para meditar. É importante. Seja no banho, antes de dormir ou ao acordar. Reserve alguns minutos do seu dia para se auto avaliar e decidir aquilo que precisa melhorar como pessoa no dia. Talvez precise ser mais tolerante ou amoroso com o próximo. Pode ser o momento de ser mais proativo no trabalho ou se esforçar para se estudar na faculdade...

05- Tente sempre se superar. Não olhe para o seu amigo e tente superar suas conquistas. Supere á você mesmo. Lembre-se que você é uma pessoa que nasceu para ter suas próprias escolhas e realizações. Não precisa de inspiração na vida alheia para ser feliz, afinal, é só você quem pode construir sua felicidade.




Espero ter ajudado vocês e espero seguir minhas próprias dicas *-*- Deixo com vocês um teste bem bobo, mas que eu adorei fazer. E claro, vejo vocês no próximo post.

Um comentário :

  1. Oii! Adorei seu blog, amei o post! As dicas foram muito boas. Eu fiz o teste, deu que eu sou o equilíbrio entre Yng e Yang, gostei muito da resposta. Eu já estou te seguindo, qualquer dia passa no meu blog. Bjus :**

    http://mar-de-ideia.blogspot.com/

    ResponderExcluir