30 janeiro 2014

Que criatura mágica você seria?


Eu parei para sonhar e fiquei imaginando que indivíduo mágico eu gostaria de ser. Algumas coisas se passaram pela minha mente como sereias (não gosto tanto assim de água), fadas (muito bagunceiras) ou até mesmo uma fênix (não curto a eternidade na terra). Então, parei para pensar em criaturas cuja vida seja longa porém possua um fim, e que sejam ligadas á natureza e á guerra. Lógico que veio á minha mente os lindos e queridos elfos. Geralmente são minhas escolhas até em rpg quando crio um char. Por isso, eu certamente seria uma elfa. Procurei algumas definições bacanas na internet, mas muitas delas saiam do conteúdo original das histórias elfícas.
Encontrei uma definição que me agradou e que tinha a ver com tudo o que eu já tinha estudado sobre eles nos últimos anos, e resolvi compartilhar com vocês.


Os Elfos, também conhecidos como Elfs ou Elves, são criaturas mitológicas cujas lendas têm como origem o Norte da Europa, com destaque para a região da Escandinávia e Alemanha Setentrional, com propagação inicial para as Ilhas Britânicas.
São consideradas criaturas de uma cultura antiga, amantes da música, das artes, da dança e, especialmente, da natureza, com a qual mantêm uma relação simbiótica que os torna quase como "filhos" desta. Dedicam-se, de acordo com as lendas a eles atribuídas, à guerra mas também à agricultura e aos cuidados das florestas, destacando-se sempre por um rigoroso e extremo perfeccionismo. Conotam-se também com a ideia de fertilidade, considerados também como pequenas divindades suas.
A sua fisionomia tradicional apresenta-os ora do tamanho do homem vulgar, ora apenas como pequenos seres capazes de viver num botão de rosa. Shakespeare tratava-os como figuras anãs, ao passo que Tolkien os descreve como vigorosos e sábios. Os seus olhos são claros, os cabelos quase brancos e as suas orelhas pontiagudas. De acordo com a lenda, a sua vida é longuíssima, gozando até da imortalidade. Vivem nas profundezas das grandes florestas ou bosques, vestindo roupas verdes, pelas quais se camuflam ou misturam por entre árvores, ervas ou arbustos, tornando-os impercetíveis.
Uma outra nota curiosa e distintiva acerca destas míticas criaturas da floresta é o facto de terem uma escala ou noção de tempo diferentes da dos humanos. Algumas horas para os humanos, no tempo real, representam anos para os Elfos. Dependendo das regiões, deparamo-nos com diferentes tipos de elfos. Na Alemanha, algumas destas criaturas (elfos escuros e malignos) são conhecidas por espalhar doenças e pesadelos (dizia-se que os pesadelos resultavam de um elfo estar sentado em cima da cabeça do "sonhador"). No folclore germânico é conhecido também uma espécie de Elfo que aparece à pessoa que está preste a morrer. Conforme a expressão facial do Elfo, a pessoas ficaria a saber que tipo de morte teria, ou tranquila ou dolorosa. Os Elfos gostam de celebrar, dançar e comer, defendendo e promovendo a felicidade.
Em muitas versões da lenda, um pouco como a da Alemanha, aparecem conotados como seres malignos, enquanto que noutras versões regionais eram tidos como seres que estavam entre o homem e o anjo.
Os elfos são governados, em cada um dos seus povoados, por um conselho de sábios, feiticeiros e militares.
Os Elfos, segundo a mitologia, têm um papel de extrema importância no equilíbrio, na saúde e no crescimento das plantas (cuidam do mecanismo de fotossíntese de cada uma delas).


Podemos encontrar vários perfis diferentes para elfos. Desde aqueles que os descrevem como seres obscuros, que habitam pântanos e são malvados com humanos, até aqueles que dizem que são apenas defensores da natureza, hábeis na guerra e lindamente descritos. Em Harry Potter, os elfos são banqueiros, criaturas ambiciosas e espertas. Eu não os descreveria desta forma, acredito que se misturou um pouco a história dos anões medievais, que são descritos como forjadores incríveis e malucos por ouro. Por outro lado, admitimos que por ser tão poucos conhecidos por aqui, jamais saberemos a origem certa deles.




Uma coisa que eu sempre me atentei, é que nunca ouvi um conto de fadas relacionado aos elfos. Algo estranho, já que muitos contos de fadas provem dos países nórdicos. Por isso pesquisei um pouco sobre o assunto, e achei um conto lindo e encantador, porém quase desconhecido sobre os elfos. Por ser um conto longo, deixarei o link á disposição de vocês.

Agora me fale: O que você escolheria se pudesse? E por que? Até mais! ;3


Nenhum comentário :

Postar um comentário