15 maio 2014

Chega de futilidades!


Resolvi fazer um desabafo porque me sinto irritada com essa onda de blogs modinha que estou vendo. Tá, antes de mais nada, deixa eu colocar minha opinião de forma bem clara: Todo mundo tem o direito de postar aquilo que quer, e de fazer com seu blog o que bem entender. Não estou dizendo que tenho o direito de impor o que os outros devem postar, longe disso. Estou apenas protestando por um blogsfera melhor. Eu vejo tanta gente julgar e dizer que os blogs de hoje em dia estão uma merda, mas eles estão de pé pelos acessos e comentários que muitos "julgadores" dão á eles. No anonimato é fácil dar uma de espertão né? Bom, eu estava em um grupo de divulgação de blogs no face, e conforme fui abaixando a página para encontrar algum blog que me despertasse interesse de entrar, eu só via posts com os seguintes temas: look do dia, vem conferir! ; corre lá no blog, promo imperdível! ; como evitar ressecamento das unhas ; máscara facial da mac minha opinião etc. Sério? Eu realmente sou tão fútil que o meu dia todo se resume á maquiagem, promoções, a roupa que outra pessoa usa pra me inspirar, etc? Sério? É claro que gostamos de ser vaidosas! É claro que amamos ver looks imperdíveis! É claro que queremos ver dicas de beleza! Mas só isso? E os livros que me fazem viajar e querer sonhar? E as coisas que acontecem com você no dia a dia, que te ensinam coisas, que te inspiram, que te faz querer dividir com o mundo? Meu Deus, onde estão os diários pessoais, os "prédios" (por ex: eu participo do prédio Rolling'Stones), onde estão os selos, os layouts cheios de coisinhas que falam sobre nossos gostos, nossa vida, nossas incertezas? Onde estão os blogs que me fazia visitar diariamente, imaginar como é a pessoa, e querer me tornar amiga da escritora? Sério. Hoje em dia todo mundo se intitula: Autora do blog, mas eu só vejo resenhas e mais resenhas que muitas vezes falam e falam mas não dizem nada. Só vejo quotes e cópias de textos na internet, ou fotos, fotos e fotos. Somente fotos. Foto do coelho, foto do chão, foto do teto com infiltração. E só. Não vejo mais alma. É algo totalmente mecânico e digo uma coisa: Acho que eu mesma faço um pouco isso. Acho que divido menos do que poderia: Eu poderia me aprofundar em posts sobre a faculdade, sobre o meu dia a dia, sobre minhas tentativas de make (mas não só isso, pls). Enfim. Os blogs que antes me inspiravam, hoje estão á lá mode Capricho e se tornaram sem vida. São posts repetitivos, respostas secas ou nenhuma nos comentários, e estão entupidos de propagandas. Aliás, parece que SÓ isso importa pra essas blogueiras (aliás, acho que todos sabemos de quem estou falando certo? Não vou citar nomes, não é do meu direito). Galera, por favor: Se você não tem o que postar, faz que nem eu: NÃO POSTA. Espera até surgir algo realmente interessante ou que você pelo menos ache interessante. Pare de encher seus blogs com os looks. Se quer saber a verdade, boa parte das meninas NEM OLHAM PRA VOCÊ E SUAS ROUPAS, a maioria só comenta porque você provavelmente tem alguma "fama". De blogueiras assim, a boa parte das leitoras só querem carona na fama, e pouco leem o que vocês escrevem. É isso mesmo que vocês querem? Um blog com leitoras tão vazias quanto seus posts? Então por favor, voltem á falar do que vocês realmente gostam: Das revistas/mangás/livros que leram e se apaixonaram, do filme que emocionou, do dia desastroso que teve, da viagem e tudo de gostoso que fizeram nela, da escola e todos os #bafos, daquele parente querido que morreu, das suas habilidades de web design por exemplo... Não sei. Qualquer coisa, menos look do dia, make do dia, fotos do dia... Menos resenhas de maquiagem, e mais resenhas da sua vida! É isso que queremos ler! Sobre vocês e a pessoa MARAVILHOSA que você é. Divida seus talentos conosco, divida suas descobertas e escolhas. Mostre mais sobre você e menos sobre suas roupas, sobre as marcas caras que você usa ou sobre a nova maquiagem mac que comprou: dinheiro não é tudo, e o$tentar em cima de looks do dia também é enjoativo. FICAADICA. Bom é isso, desabafei, ninguém leu, tudo bem. A vida é isso aí ;D

12 comentários :

  1. Cara, que bacana o seu desabafo. Por coincidência eu estava pensando sobre isso essa manha. Eu participo de vários grupos de divulgação de blogs e todo dia entro pra ver se acho algum blog interessante para ler e até mesmo seguir, mas o que eu encontro são "pencas" de blogs que falam sobre a mesma coisa, looks do dia, maquiagem e etc. Coisa mais difícil é você achar um blog com personalidade, com alma. Eu tenho meu blog mas ele anda um pouco parado porque não tenho muito tempo pra escrever e não quero que ele fique cheio de bobagens que poderia levar até 10 minutos pra fazer.

    Adorei o seu texto de verdade e espero que outras blogueiras possam ler, principalmente as que precisam.

    Beijos ;D

    www.about-feellings.com

    ResponderExcluir
  2. Eu li seu post inteiro, concordo que as vezes as pessoas deixam o blog um pouco vazio. Hoje mesmo, lancei um projeto, chamado espaço cultural, porque quero trazer mais pessoalidade para o espaço onde divido com as pessoas meus gostos. Eu particularmente curto ler blogs variados, leio blogs de livros, de maquiagem, de cinema, tudo depende muito do meu humor e do dia. Mas também gosto, de ver blogs, que tenham verdade, que seja bem pessoal a aconchegante. Beijos, gostei muito do post.
    http://sabrinaikeda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Super concordo com seu texto, acompanho a blogosfera desde bem novinha e antes não era assim, agora de repetente todo mundo virou critico de moda, de make, de esmalte, tudo p conseguir grana, dar p ver de longe quando alguem faz isso só por causa das parcerias, eu não entro nesse tipo de blog e nem comento, e nem vou poluir o meu tbm com esse tipo de postagem

    http://pequenamiia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente queria dizer que só li verdades em suas palavras, que por sinal, foram muito bem colocadas. Sabe, pela primeira vez alguém falou tudo que eu queria dizer, mas nunca encontrava as palavras certas, pela primeira vez vi alguém falando as verdades sobre o que a blogsfera se tornou.
    Não que eu não goste de ver looks do dia, e não que eu não poste sobre isso, eu gosto de ver, mas uma hora cansa, e eu posto por amor e não porque gera mais visualização, sabe? Continuei postando sobre as coisas que amo, não me importando se vai agradar a todos ou não.
    Tem umas blogueiras que realmente me "decepcionaram" muito, antes era mais sincero, agora é só propaganda. Isso me irrita, pois pra mim, esse nunca foi o propósito do blog, nunca mesmo.
    "Meu Deus, onde estão os diários pessoais", essa frase foi a que mais me marcou, por conseguir me identificar e saber que não estou sozinha nessa, uma vez postei um texto, que assim como todos os meus devaneios são extremamente pessoais, não usufruo de palavras bonitinhas para deixar eles clichês, sou sincera, e nesse texto em questão, falei sobre sentimentos confusos e sobre algo que estava acontecendo na minha vida, e recebi um comentário em anônimo dizendo "compra um diário que ninguém se importa com seus sentimentos aqui.", fiquei chocada, como alguém pode ler algo que outra pessoa escreve e não esperar encontrar sentimento? Mas gente, eu quero sentimento sim, quero emoção, quero verdade, quero vida!
    Quando disse " Qualquer coisa, menos look do dia, make do dia, fotos do dia..." não concordei tanto assim, acho válido sim postar várias fotos, mas se isso for a essência da pessoa, a gente percebe quem quer fama e quem ama o que faz né? A diferença é absurda, fica visível, transparente!
    Eu amei seu texto pois ele foi sincero, é algo que todas as blogueiras deveriam ler. Sabe, vejo blogs famosos com pouco conteúdo bom e vários comentários, comentários esses sem fundamento, só querendo divulgar o próprio blog em cima de um que já tem nome, enquanto em outros blogs pouco conhecidos com posts incríveis, resenhas, playlists, fotografias, textos sinceros e nostálgicos, blogs que mechem comigo e não ganham um centavo por isso.
    Claro que todas queremos reconhecimento, mas assim como tu disse "Um blog com leitoras tão vazias quanto seus posts.", isso eu não quero, quero reconhecimento perante aquele que leu, que gostou do que eu tinha a oferecer. E tu conseguiu captar isso em um texto tão simples e bonito.
    Tanto que, comecei a ver seu blog no trabalho (que meus chefes não vejam isso, amém), e estava vendo até agora. Preciso mesmo dizer porque tu ganhou mais uma seguidora? Pois foi porque pra mim tu pareceu ser sincera a respeito disso e eu consegui captar sua essência em todos eles, e me apaixonar por isso. (Tenho que falar: Seu post sobre cosplayers de Hermione me deixaram de boca aberta, nunca tinha visto eles! E ah, assim como você sou apaixonada pelo Folha verde, como não se apaixonar pelo elfo mais engraçadinho e inteligente da terra média?)
    Eu poderia falar muita coisa, sobre todos os posts, mas acho que estender isso nesse comentário não seria legal, mas eu prometo que assim que tiver tempo, deixo um comentário digno em cada um deles huahua)
    E tu ganhou uma leitora agora, de verdade. Espero ansiosamente por mais posts seus!
    Um beijo!
    www.gramatifique.com

    ResponderExcluir
  5. E meu Deus, só depois que publiquei percebi como fui inconveniente com um comentário tão grande, me perdoa mesmo por isso anjo, espero que não seja muito incômodo pra ti =x

    ResponderExcluir
  6. PS: (Não me odeie por isso, não pense errado, é só que queria me corrigir, em vez de "Continuei postando" é "Continuarei postando" e meu blog é na verdade www.gramatifiquei.com
    (Pode apagar isso assim que ler, juro que foi sem querer amore, não queria te encher tanto assim, sou atrapalhada mesmo xD )

    ResponderExcluir
  7. Acho que o seu texto conseguiu resumir muito bem o que muitos blogueiros estão sentindo ultimamente. Aliás, blogueiros e leitores, principalmente. Não se vê outra coisa hoje em dia, e não só em blogs "grandes" mas a maioria das meninas que estão começando a fazer blogs agora só pensam nisso também. Eu gosto de ler blogs assim, gosto de ver alguns looks do dia e sempre que vou comprar algo procuro uma resenha em blogs. Mas acho que o problema é que muitas meninas que fazem resenha de maquiagem só fazem por fazer mesmo, não é aquela coisa tipo "nossa, esse produto tem/faz tal coisa que eu achei bacana, vou falar dele". É mais tipo "ai, falar de tal coisa vai trazer visualizações pro meu blog, vou falar dele tbm".
    Acho que as pessoas ficaram muito engessadas num molde e sentem um pouco de receio de compartilhar o que sentem de verdade, seja por qual motivo for. Mas o bom é ver que ainda existe gente, como você, que pensa diferente, que fala do que quer, sobre o que pensa. E certamente tem leitores pra blogs pessoais também. O sentimento ainda não morreu, só está um pouquinho afastado :)

    ResponderExcluir
  8. Quantas verdades em sua postagem. Também não sou contra as pessoas postarem sobre o que querem, mas a verdade é 90% é a mesmice de cabelo, moda, unha, eu até gosto dessas coisas, mas prefiro saber sobre a realidade do ser humano, o que você sente, quem você é, o que você faz por um mundo melhor...a mente humana me encanta, por isso escolhi voltar o meu blog para isso, apesar de não ter muito acesso. Eu não ligo, faço porque gosto, escrever me faz viva. Continue escrevendo o que gosta.

    http://gotinhasesperanca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oie.
    Onde assina ?
    Não posso concordar mais, muitos blogs que amava acabei abandonando pois virou propaganda/resenha/fotos apenas...
    Acredito que blog é aquile diário, onde tu posta oq fez, onde foi, como foi, oq encontrou por lá... Posta coisas interessantes que achou por aí e acha que temos que conhecer... essas coisas. O resto virou site. Site tem um tema e fala sobre aquilo.
    Pra mim é isso !
    Sou bem critica ao ler posts e tals, com li em algum outro lugar, o que chama atenção é a aparência do blog e o conteúdo convence. Escolho a dedo e ponto final.
    Talvez com mais posts assim, que é oq vrjo por aí, vamos mudar essa blogosfera pra algo melhor.
    :D
    Bjooos
    http://www.azul-calcinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Concordo com cada palavra, cada vírgula. Hoje em dia tem muita gente querendo se tornar blogueira profissional e quando consegue, acaba sendo um profissional medíocre, não dá o máximo de si, mas apenas o suficiente para conseguir fama e dinheiro. "Falar de marcas caras e vestir roupas de grife vai me deixar famosa? É isso que vou fazer!". A essência não existe, mas quem se importa? O dinheiro está chegando ou vai chegar a qualquer momento, se eu não tiver personalidade e for vazia.
    Está enjoando e uma hora vai acabar, aí quero ver como vão continuar pagando pelas bolsas bolsas Prada, os sapatos Jimmy Choo e os vestidos Armani que tanto ostentam.

    http://subexplicado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Seu blog é uma graça viu, eu adorei...
    Sabe que, eu também fico triste,
    Tipo, eu tive o trabalho de tirar foto para o post, dediquei tempo, pensei no que ia postar, falar, fiz lá o post com todo carinho e dai que é justo este post que não tem comentário algum e pronto, você se sente um lixo achando que seu blog é péssimo.
    E esse blogs de modinha ganham váriooos comentários e curtidas fico triste com isso também é chato mesmo e esses blogs é só mais do mesmo.
    Enfim, seu desabafo é muito valido.
    Mas fique feliz em saber que logo essa moda passa e nós somos muitas eheheee
    Bjs mil

    ResponderExcluir
  12. Apesar de fazer parte da leitura de blogs á pouco tempo percebo essa tendência, as vezes eu vejo aqueles blogs modernos, com temas com desenhos lindos e bem organizado mas com um conteúdo tão repetitivo que só fico observando a arte e os gifs mesmo, uma pena pois blog é algo tão pessoal tem que traduzir a pessoa e não imitar os "blogs do momento"... Um abraço o/

    ResponderExcluir