30 julho 2014

Minhas deusas gregas preferidas!


Se tem uma coisa que eu amo é mitologia. Principalmente a grega, eu conheço bastante! Desde a primeira série até a sexta, eu aprendi muito sobre ela na escola! E claro, com Cdz acabei me aprofundando ainda mais no assunto, lendo bastante e conhecendo quantos deuses eu podia.

Resolvi reunir as deusas que eu mais gosto e falar um pouco delas para vocês. Muita gente conhece bem pouco sobre a mitologia grega e até hoje, não sabe como se deu a guerra por Tróia (pensam que foi fácil assim, o amor de Páris por Helena).

Enfim, o que acham de conhecer um pouco sobre elas?


Ártemis

Começando pela deusa da caça, da lua, irmã gêmea de Apolo, virgem e protetora da vida selvagem. Amo Ártemis por motivos óbvios: Ela comanda as Ninfas e protege e manda na floresta, nos animais e em todo o reino vegetal! Enfim, ela é perfeita. Conhecida também na mitologia celta como Sacerdotisa, muitas pessoas cultuam até hoje a Deusa dos cervos e da pureza. Originalmente, diziam que ela possuía uma beleza estonteante, pele radiante como a Lua e sempre carregava consigo arco e flechas de prata.

Pandora

Muita gente não sabe, mas Pandora se tornou uma deusa. A deusa da Reencarnação! Mas não foi assim tão simples. Ela foi criada como castigo á Prometeu, que havia dado fogo á humanidade. Zeus, criou Pandora e ela foi dotada de dons como beleza absurda, canto maravilhoso e esperteza. Ela se tornou uma mulher ardilosa, estrategista e sábia. Apaixonado por ela, Prometeu se casou e então, de presente de casamento receberam de Zeus uma misteriosa caixa que nunca deveria ser aberta. Pandora era muito curiosa, queria saber o que havia lá dentro, e resistiu a tentação por muitos anos. Um dia, quando estava sozinha, não suportou a curiosidade e abriu a caixa, liberando todos os males. A humanidade decaiu em doenças, tristeza e ódio, e Pandora foi consumida e acabou morrendo.

Hades, astuto como era, conseguiu ressuscitá-la e transformá-la na deusa da Reencarnação. Porém, cheia de sede de vingança, por ter sido usada por Zeus a quem considerava como pai, ela ordena aos espíritos que desejam retornar á Terra, que matem Zeus. Por ser uma tarefa impossível, ninguém jamais reencarnou.

Eu amo ela gente! Ela é incompreendida, foi usada desde o começo e no fim se tornou uma autentica deusa (semi deusa vai) e vive nos domínios de Hades!

Atena

Deusa da Guerra Justa, das artes manuais e da inteligência, simbolizada pela Oliveira e Coruja, Atena apesar de ser intitulada Deusa da Justiça na verdade está envolvida apenas em Guerras. É uma das deusas mais famosas e tem o templo mais cultuado. Supostamente virgem, filha preferida de Zeus e intocável, reza a lenda que ela teve sim um filho, e que este, será aquele que irá tomar o lugar de Zeus um dia.

Eu comecei a amar Atena por causa de Cdz, mas quando li a história da verdadeira Atena, vi o quanto ela é interessante e forte. Ela está sempre envolvida nas guerras, porém, a trata com justiça. Está envolvida diretamente com os homens e é descrita como branca de longos cabelos castanhos e olhos esverdeados.

Astréia

A verdadeira deusa da Justiça assim como sua mãe, Astréia é o simbolo máximo do signo de virgem e, também viveu na Terra na época do Ouro. Era quando os seres humanos eram bondosos, justos e onde o mundo era perfeito. Quando soube do mal que iria assolar a humanidade, pediu ao seu pai que a tirasse da Terra para não presenciar o sofrimento de seus queridos seres humanos.

Ela então se eternizou na constelação de virgem e sua balança, na de libra.

Perséfone

Linda, inocente e livre, Perséfone era filha de Deméter a deusa dos cereais. Ela logo se tornou a deusa da Primavera, transformando o mundo num jardim florido repleto de frutos e boas plantações. Apaixonado por ela, Hades a raptou para torná-la sua mulher. Por ser muito apegada á mãe, ela se recusou a casar e a comer, definhando.

Porém, um dia acabou por comer uma romã nos domínios de Hades, já que era sua fruta favorita. Graças á isso, quando Deméter interviu para que sua filha retornasse ao mundo, Zeus entendeu que ela não era indiferente á Hades e concedeu metade do ano para que ela ficasse no submundo, sendo este o período do inverno onde os frutos e flores secam no mundo.

Enfim, é isso. Essas são as deusas que eu mais amo, com histórias que eu mais gosto. E as suas, quais são? 

5 comentários :

  1. Interessante, também gosto de mitologia mas nunca me aprofundei em conhecer, minha favorita sempre foi Atena pois prezo inteligência, força e estratégia nos heróis.

    ResponderExcluir
  2. Adoro todo tipo de mitologia, sempre foi uma das coisas mais fascinantes quando eu estuava a cultura egípcia e nórdica na escola. Vivia na internet procurando mais e mais sobre essas coisas e reuni um bocado de conhecimento sobre isso com o tempo. Tava até pensando em fazer um post sobre isso no blog qualquer hora, haha.
    Apesar de preferir a mitologia egípcia a grega, acabei me afeiçoando a essa depois de Percy Jackson, hehe. Depois de várias pesquisas, acho que minha deusa favorita é a Eos, seguida por Perséfone.
    Gosto muito do jeito que você escreve, sempre claro e objetivo. Seria um prazer ler mais posts assim seus. <3

    [N]ayh's Wonderland

    ResponderExcluir
  3. A minha favorita é a deusa Nyx, representação da noite <3 Amo/sou mitologia grega e conheço boa parte dos deuses e deusas, mas a Nyx é minha soberana. Adorei suas escolhas :)

    Blog Coisas de Vih | Fanpage

    ResponderExcluir
  4. Amo a história da Perséfone, acho que pq sou muito apegada as estações do ano!

    Beijos
    http://cabeloemcrise.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Não sabia que a Pandora tinha uma história... Muito interessante. Então para os gregos, a reencarnação existia mas não era usual? XP
    A história de Persefane já havia lido, mas não lembrava. É muito interessante. O modo de ver o mundo na Grécia era muito "poético" e fantasioso rs
    bjoos
    http://amornuvem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir