02 julho 2014

Resultado da enquete + O inconveniente das amizades ruins.


Galera, queria agradecer á todos os votos. Vocês me ajudaram demais e me inspiraram bastante. Estou cheia de ideias e já decidi pelo menos duas tags aqui no blog! A primeira delas, é sobre textos reflexivos pessoais. Vou escrever sobre situações que passei e lições e conclusões que tirei das mesmas, fora assuntos relativos ao mundo ao meu redor e minha opinião. Espero que gostem!

A dura verdade sobre certas amizades.

Sabe aquele papo que pessoa que namora não tem vida social? Pois é. Estou vivendo exatamente isso! Por algum motivo estranho, meus amigos simplesmente se afastaram. A desculpa? "Ah, não vou ficar de vela!" Ou então, "como posso te chamar para ir num barzinho, show, se você namora?" A resposta simples: Chame meu namorado também, oras! Afinal, porque é tão difícil ser amigo dele também? Ele é sociável, está sempre disposto á sair. Então? Qual é a desculpa da vez?

É óbvio que não vou mais sair afim de paquerar, ou falar sobre o garoto mais bonito da festa. Ele, eu deixo para você, minha amiga solteira. Mas isso também parece ser motivo. Motivo para me deixar de lado, motivo para não me chamar para ir em algum lugar com a galera.
Outra coisa que me irrita, é dizerem: "Queria te chamar pro cinema, mas você namora". Gata, eu namoro mas posso sair só com as minhas amigas tá? Eu amo fofocar, falar coisa de mulherzinha, rir á toa com pessoas diferentes também! 

A verdade, é que eu sinto que as pessoas se incomodam com o fato do amigo que namora. Sempre encontra um defeito, um deboche. Parece até que pelo fato da pessoa namorar, ele trocou os amigos. É quase como uma competição: Ou ele, ou eu. É claro, será sempre ele bitch!
Não sei se isso já aconteceu com vocês, mas o que posso dizer é que aquele papo de: "Nunca troque seus amigos pelo seu namorado" é uma furada. Se alguma amizade já te disse isso, caia fora! É claro que não vamos deixar os amigos de lado, mas eles precisam entender que agora temos que dividir o tempo. E se para eles isso é um problema, então eles não são seus amigos de verdade. A sua felicidade pouco importa para eles, e eles apenas querem alguém para usar (chamando de amigo, claro). 
Vocês podem perguntar á si mesmos: Meu namorado(a) nunca foi mal educado com meus amigos, e muito menos me impediu de sair com eles. E mesmo assim, eles continuam achando defeito no cara? Ainda assim, meus amigos zoam, falam que meu namorado é feio, chato ou grudento? Se a resposta for sim, taí o primeiro alerta. Pode ser uma crise de ciúmes ou pior: insatisfação com a sua felicidade. E o namoro é apenas um ponto da conversa toda.

Quando você consegue alguma coisa que queria muito como uma viagem, passar nas matérias da faculdade sem ficar de exame, comprar aquela roupa incrível que estava namorando faz tempo, sua amiga fica feliz ou faz cara de poucos amigos? Bom, esse sinal é importante. Por exemplo, quando eu trabalhava numa loja e resolvi comentar com uma funcionária de lá (que por sinal eu adorava) que pretendia ir pra Miami, a cara dela (estava sorrindo o tempo todo) mudou na hora. Ela fez uma expressão meio séria, meio sem graça sabe? Enfim. Esse foi meu maior motivo para tomar cuidado com ela.
Amigos ruins não gostam quando a gente progride. Eles querem que a gente esteja sempre um passo á trás. E isso, porque as pessoas tem o péssimo costume de medir suas conquistas através dos outros. Por exemplo: "Poxa vida, eu queria tanto viajar no fim do ano e fui pra praia. Mas meu amigo foi pra Disney! Me sinto um lixo, eu que deveria ter ido pra Disney".  Que tal se medir da seguinte forma: "Ano passado eu não consegui viajar. Mas este ano passei um dia maravilhoso na praia! Meu amigo foi pra Disney, sortudo! Quem sabe ano que vem eu também não vou?".
A inveja é algo comum. Todo mundo já sentiu. Mas o problema é achar que o gramado do vizinho é mais verde que o nosso. 

O problema maior ainda, é ter um amigo que torce contra as nossas conquistas e faz de tudo para nos humilhar, colocar para baixo. Obviamente essa pessoa tem uma vida bem ruim, não deve ser feliz nem um segundo da vida porque está com pensamento no outro. Mas essa pessoa ainda é perigosa. Se ela quer que a gente se dê mal, na primeira oportunidade, ela fará isso.
Muita gente diz que devemos deixar nossos inimigos próximos, para que conheçamos suas intenções. Bem, eu já sei o que esperar de gente olho gordo, e não é nada bom. Por isso, prefiro me proteger da seguinte forma:

─ Falar apenas o necessário com a pessoa, nunca revelando meus planos ou vontades;
─ Sempre que algo der certo na vida, comemorar apenas com as pessoas certas, que torcem de verdade por mim;
─ Sempre que for convidada para sair com essa pessoa, inventar uma desculpa e NÃO ir;
─ Aceitar sim nas redes sociais, mas restringir o conteúdo que ela pode ver.

Eu sei que muita gente não acredita que a inveja mata, mas eu sim. Sempre que conto antecipadamente algo de bom que vai acontecer nada acontece. E não foi apenas UMA vez, foram várias e várias. Comecei a seguir as dicas que coloquei acima e as coisas finalmente começaram a fluir
Eu acredito na energia do universo, e acredito que é bom se proteger contra pessoas mal intencionadas. E outra coisa que eu aprendi é: Amigos de verdade, são apenas nossos pais, irmãos, vós e tias. Meu namorado também é meu melhor amigo, e ele quer que eu cresça junto com ele. O resto, é RESTO. O resto sempre vai querer tirar proveito ou pelo menos ser melhor que eu em tudo, desejando que eu caia no meio do caminho para que suas vidinhas frustradas façam mais sentido. 
Eu também acredito em amizades verdadeiras, mas elas são tão raras, que eu prefiro me proteger de todo mundo mesmo.

Enfim, minha última dica é: Não faça o que seus amigos querem que você faça. Se fosse por eles, eu já teria terminado meu namoro (quantas vezes ouvi: "Como você aguenta ele?", "Por que você não termina?", "Para de ser pau mandada dele, e age como a dona da relação?") Enfim, coisas de pessoas que se incomodam com a felicidade alheia, e querem de qualquer maneira colocar lenha na fogueira (mas eu nunca dei ouvidos). Deixe que falem, que pensem, que debochem. Eles na verdade queriam a sua felicidade. Apenas lembre-se de se proteger, e siga as SUAS escolhas. Nunca deixe que falem por você.

Aprendi isso com muito esforço. Levei cada rasteira da vida, mas aprendi. Apesar dos avisos dos meus pais, eu realmente acreditava que meus amigos queriam o melhor para mim. Descobrir que não foi um baque, mas pelo menos estou mais forte e agora sei que não vou deixar ninguém controlar minha vida.

♦ Este texto faz parte de uma nova tag do blog: Reflexões.

5 comentários :

  1. Oie Linda =)!
    NO começo do namoro passei muito por isso, vários amigos se afastavam porque não queriam "atrapalhar" o casal. Eu sempre questionei, atrapalhar o que? Se queremos sair com os amigos e óbvio que não vamos ficar nos pegando e sim queremos uma boa conversa, noite de risadas e tudo mais.
    Agora quanto essas amizades, o melhor é se afastar. Quando percebo a inveja das pessoas caio fora, e também aprendi errando muito a não falar muito da minha vida para os outros. Beijos amore. Adorei a nova TAG.
    http://sabrinaikeda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente felicidade incomoda, já vivenciei a maioria das situações que descreveu, hoje apesar de ser sempre alegre e de bem com a vida dou uma controlada me abrindo para quem realmente quer me ver feliz e torce por isso.

    ResponderExcluir
  3. Devemos mesmo, ter tomar cuidado com certos "amigos", principalmente de trabalho (corremos perigo, com eles) (...)
    Eu não namoro, mas eu fico com meus amigos/minhas amigas e suas namorados/seus namorados, não tenho problema nenhum. Até porque eu me sinto mal de ficar perto deles, porque eu sinto que eles não querem, não porque eu não queira. Sinto que eles querem ficar sozinhos, sem alguém interferindo sabe?
    Quando estou com os casais, eles vivem falando:
    - Nossa Duda, você devia arrumar um namorado!
    me sinto super mal, quando eles dizem isso. Pode ser engano meu, mas prefiro deixar eles sozinhos...
    Amei a tag nova!!! Assim podemos debater (deixa eu ir embora, senão não paro de falar) hehe
    naquelesetembro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Tão lindo seu blog! Adorei seu texto, concordo com tudo que disse... amizade é amizade, você precisa fazer suas próprias escolhas!
    Comecei a te seguir!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei essas dicas para se proteger, vou usar! rs :)
    Infelizmente encontramos pessoas assim...
    Acho melhor, quando as reconhecemos dessa forma, ignorá-las e dar atenção apenas para quem te faz bem mesmo! :)
    Bjs, Lu
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir