28 julho 2014

Vida de Pet: Jabuti.


No segundo post da tag, resolvi trazer um animalzinho super fofo e amável: Jabuti! Eu amo esse bicho, acho que são fantásticos e adoráveis. Queria trazer para vocês um pouco sobre eles e como criá-los.

Muitas pessoas podem se interessar por criar esse animalzinho por dois fatores: Primeiro por ser um animal diferente. E segundo, porque ele é fácil de cuidar. Lembrando que quando eles ficam doentes, não é qualquer veterinário que cuida deles. Precisam levar para um veterinário de animais exóticos.


Aposto que todo mundo já viu uma jabuti de perto, nem que fosse em forma de tortuguita ;p 
Enfim, chega de enrolação! Vamos lá?


Temperamento:

Calmas, quietas. As jabutis adoram levar a vida devagar. Elas são facilmente sociáveis (lembrando que é um réptil, não é como um cachorro) e adoram cavar buracos na terra para enterrar suas cabeças. Suas atividades são demoradas e delicadas.

Hábitos Alimentares:

Onívoros, eles comem alimentos de origem vegetal ou animal. Amam frutas doces, principalmente as de cores vermelhas ou amarelas. Adoram comer tomate!
Por não possuir dentes, a ação de se alimentar pode levar um bom tempo...

Não se esqueça de deixar um potinho raso com água sempre fresca. Ah! E cuidado com as fezes dele viu? São grandinhas, e se não removê-las o jabuti pode comer.

Enfim. Dê bastante agrião, folhas de mostarda, cenoura, couve, rúcula, espinafre alface... Eles amam vegetais e é muito importante para eles.

Secundariamente, dê frutas como mamão, tomate, banana...

E dê um pouco de carne moída também. Mas nada exagerado.

Expectativa de vida:

Normalmente vivem até os 80 anos. Ou seja: Se um recém-nascido sortudo ganhar uma jabuti, talvez eles morram com a mesma idade. 

Sexo:

Para descobrir se o bicho é macho ou fêmea, basta observar o plastão. (A casca ventral, na parte inferior do Jabuti). Se for côncavo é macho e convexo é fêmea.

Habitat:

Se possível, mantenha um jardim para ele. Nada de terra batida ou concreto. Eles amam gramado! Mantenha o local fresco com vasos de flores, arbustos... Enfim. Mantenha um ambiente agradável. Caso não tenha muito espaço, é possível improvisar na varanda ou quintal, com grama comprada e alguns vasos, um verdadeiro viveiro.

Seus hábitos são diurnos, portanto suas atividades são essencialmente praticadas durante a manhã e tarde.

Lembre-se de deixá-lo tomar sol diariamente, ou ele pode adoecer por isso.

Construa uma casinha, ou cabaninha para ele. A noite, ele precisa se proteger do sereno para ficar bem de saúde. E em dias de frio, mantenha-o aquecido dentro de casa. Ele não possui termorregulação. 

Quando falamos tartaruga, na verdade é um jeito errado de se referir aos jabutis. Eles são répteis terrestres, portanto não sabem nadar. Evite colocar fontes de água ou lagos, bacias e coisas do tipo. Ele pode se afogar ou coisa parecida.

Ah mas uma coisa bem legal, é deixar uma mini-psicina rasa para eles. Deixe uma bacia grande, rasa, com uma quantidade pequena de água, para evitar que eles se afoguem, mas que permita que eles entrem e se divirtam na água.

Outra coisa importante, caso você não possua espaço, é fazer um terrário para ele. Existem muitos modelos disponíveis na internet e dá para escolher tranquilamente o que melhor se encaixa para sua casa. Não se esqueça de colocar uma lâmpada UV para répteis, pois ela nutre e acalma o réptil.

Outra coisa importante é uma lâmpada ultravioleta B, que promove a absorção da vitamina D no animal, caso você não tenha espaço para deixá-lo no sol.


O casco do jabuti:

O casco da tartaruga além de ser uma proteção, também indica se ele está saudável. Ele faz parte do sistema vivo do animal, e caso esteja mole ou rachado pode levar á morte do bicho. Por isso, é sempre importante observar e verificar se há rachaduras e se ele se mantém forte e no formato certo.


Cuidados especiais:

Se você tiver cachorro ou outro animal de porte grande, que pode morder ou machucar o animal cuidado. Mordida de cachorro pode quebrar o casco da tartaruga e matá-la. Mantenha-os separados ou tenha a certeza de que seu cão é calmo e não tentará brincar ou atacar a jabuti.

Manuseio:

A Jabuti é dócil e calma. Mas ela provavelmente não é muito fã do contato com humanos. O melhor é deixá-la em paz e apenas vivenciar sua beleza absurda. Não pegue muito para não estressá-la.



Um animal não é fetiche, não é pelúcia e não escolheu ser adotado/comprado por você. Se suas intenções forem ruins ou se você espera que ele faça exatamente o que você espera, que não faça xixi ou fique doente, que não morda ou que não esteja afim de te ver naquele dia, por favor, limite-se ás pelúcias das lojas ou tamagochis. Obrigada. ♥

Qual o próximo animal que você deseja conhecer? Cachorro, peixe, iguana? Me conte!

5 comentários :

  1. Adoro esse texto no final. Realmente tem gente que acha que adotar um animal é só diversão e não quer saber de realmente CUIDAR do bicho. Isso me deixa p da vida. u.ú
    Adorei conhecer um pouco mais das Jabutis. Eu sempre achei que elas sabiam nada, hahaha. Sabe de nada, inocente. :P
    Um colega da escola tinha uma e era a coisa mais legal de se ver, sempre calma e serena no jardim. Acho que não serviria para mim um bicho tão paradão, mas acho lindo. :)

    Ei, que tal comentar um pouco sobre furão? Era meu sonho ter um desses quando pequena. T_T

    [N]ayh's Wonderland

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito desses animal, acho que ele é ideal para eu cuidar já que ele é bem na dele e eu gosto de ficar na minha... Muito boa essa sessão do seu blog, antes que eu me esqueça ficou muito bonita sua foto moça :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari, tudo bem?

    Adorei conhecer um pouquinho mais sobre o Jabuti! Eu tenho uma tartaruga (de espécie que não sei do que lá), mas é muito amiga, fofa e comilona hahaha Sempre tomamos muito cuidado dela! Bichinhos, são como você disse, REAIS! Deve se tomar cuidado de verdade. Por mais que esses animais não morrem tão cedo e adoecem dificilmente, não latam nem chamam, devemos cuidá-los com todo amor e carinho.

    Abraços,
    Carol - EDF
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ai que amor! Adorei esse post, tão diferente rs
    Minha prima tem um e eu realmente acho uma fofura!
    Ótimas dicas, de verdade!

    Beijos,
    www.miragemreal.com

    ResponderExcluir
  5. Ai, que lindo!!
    Lembrei da minha infância! eu super queria ter um Jabuti...rs
    BJs, Lu - http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir