02 julho 2015

Perder para ganhar


Engraçado que mesmo quando desejamos algo, quando isto acontece de forma repentina nos deixa abalados. Estava disposta a sair do meu emprego mês que vem, pois ele estava ocupando demais o meu tempo e me fazendo mal. Mal no sentido de não estar feliz em um ambiente de trabalho, onde a competitividade de vendas ultrapasse os limites da honestidade.

Ter que lidar com pessoas "roubando" as vendas de outras (sim, porque passar reservas de outra vendedora em seu nome, é sim roubar o dinheiro da comissão da mesma), lidar com pessoas que fazem acusações infundadas contra você, e mesmo incapaz de provar o que diz ser acreditada pela gerencia.

Enfim, no trabalho sempre tentei manter um clima bom, ameno. Falava minhas besteiras, ria bastante e sempre fazia o que me era pedido. Quando uma cliente deixava muita bagunça pela loja e a vendedora estava ocupada demais pra arrumar no momento, eu fazia questão de ir lá e dobrar as peças ou colocar nos respectivos lugares. Porém, notei que ninguém fazia a mesma gentileza comigo. Aliás, comigo o negócio era bem diferente. Lembro de uma vez que estava passando um pouco mal, e com dor estava evitando andar. Minha VR (vendedora responsável) pediu que eu fosse buscar algo no estoque e então pedi pra uma vendedora da loja buscar pra mim para evitar que eu subisse as escadas com a dor que eu estava. Bem, recebi como resposta: A gerente já vai deixar você sair 1 hora mais cedo sábado pra ir no casamento de sua amiga, não acha que está tendo regalias demais? Sobe você.

Hahahaha juro por Deus que foi essa a resposta. Percebi que tudo que eu pedia era ignorado ou devolvido com uma resposta mal educada, enquanto tudo que me pediam eu fazia. Comecei então a parar MESMO de fazer as coisas dos outros. Não dobrava mais roupas jogadas pela loja, não subia mais no estoque pra ninguém, não ajudava em nada. Isso gerou uma certa revolta, porque a trouxa escrava tinha acordado e parado de ser a gata borralheira.

Pois é. Daí vieram acusações de que eu sempre deixava bagunça na loja, que não ajudava ninguém e mais: Que roubava clientes de outras vendedoras. Mas como o sistema não mente, fica claro á quem quiser conferir no mesmo, que eu jamais peguei a venda de outra pessoa e passei no meu nome, coisa que já vi outras pessoas fazerem na maior cara de pau.

Porém, acredito sinceramente que tudo tem um propósito. Meu excelente atendimento á clientes me rendeu um leque fiel de consumidoras que iam comprar comigo, sendo uma dessas clientes alguém que me oferecera emprego enquanto ainda estava feliz na loja. Claro que recusei, mas a proposta ainda está de pé. Também recebi outro convite interessante e acredito que, aprendi muito na loja lidando com esses tipos de pessoas. Agora sei que devo ter uma postura bem diferente.

Ás vezes querer ser muito solícita, é o que deixa tudo confuso no trabalho. O ser humano é maldoso SIM, e vai montar em você e te usar o máximo. No momento que você se recusar a ser sugado, irão te queimar na empresa. Por isso, chega de ser "boazinha" e tentar ajudar todo mundo. Neste mundo estamos aqui por nós, e claro, vou ajudar quem puder mas sem ultrapassar meus limites.

Afinal, é muito desrespeito você ajudar tanto á montar a loja, cada detalhe da mesma, atender com tanto empenho os clientes e ficar até mais tarde na loja sempre, para depois sua chefe chegar em você e dizer que não existe razão pois você é uma excelente vendedora, mas está desligada da empresa.

Enfim, aqui foi apenas um desabafo. Estava querendo sair mês que vem porque estava exausta, trabalhava de sábado e domingo e tinha um dia de folga na semana, vivia num ambiente de cobras, pessoas querendo o que você tem e invejando cada boa venda que você faz, estava perdendo o olhar delicado e a felicidade em apreciar coisas simples, pois o consumismo e a futilidade tinha entrado na minha vida. Graças á Deus acabou, e agora irei seguir meu caminho da melhor forma.

Logo menos, estarei com posts regulares, falando sobre coisas bonitas. Obrigada á todas as leitoras!

6 comentários :

  1. Que bom que vc se afastou de tanta energia negativa, vc é jovem,bonita, inteligente e muito bacana para ficar enfurnada em um ambiente assim, vc pode e merece bem mais:)
    Estava com saudades das suas postagens.

    ResponderExcluir
  2. Se livrar de ambientes assim é a melhor coisa que existe, experiência própria,,
    Trabalhei 4 anos em um lugar que não me sentia bem e quando ela me dispensou.. doeu um pouco pq tinha amizades lá dentro , mas hoje sei que foi o melhor =D

    ResponderExcluir
  3. Que texto lindo, você escreve super bem.

    http://alinesecretplace.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. muuito bom o texto!!! já estou seguindo! sucesso pra vc ;)
    http://biamariaf.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olha só quem voltou pra ler seus textos maravilhosos, eu mesma!

    Amei o texto amore ♥

    // http://bloglaisaoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Que maravilhosos esse texto, venha logo com posts regulares mesmo, vou adorar ♥

    http://gotasdecaffe.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/GotasdeCafeblog
    Se der curte a Fanpage? xxx

    ResponderExcluir