05 julho 2015

Tanabata Matsuri


Hoje fui no bairro da Liberdade, apreciar o Festival das Estrelas. Para quem não conhece, o festival se baseia numa lenda de mais de 1,5 mil anos!

"Há muito tempo, de acordo com uma antiga lenda, morava próximo da Via-Láctea uma linda princesa chamada Orihime (織姫) a "Princesa Tecelã".Certo dia Tentei (天帝) o "Senhor Celestial", pai da moça, apresentou-lhe um jovem e belo rapaz, Kengyu (牽牛) o "Pastor do Gado" (também nomeado Hikoboshi), acreditando que este fosse o par ideal para ela.Os dois se apaixonaram fulminantemente. A partir de então, a vida de ambos girava apenas em torno do belo romance, deixando de lado suas tarefas e obrigações diárias.Indignado com a falta de responsabilidade do jovem casal, o pai de Orihime decidiu separar os dois, obrigando-os a morar em lados opostos da Via-Láctea.A separação trouxe muito sofrimento e tristeza para Orihime. Sentindo o pesar de sua filha, seu pai resolveu permitir que o jovem casal se encontrasse, porém somente uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar, desde que cumprissem sua ordem de atender todos os pedidos vindos da Terra nesta data.Na mitologia japonesa, este casal é representada por estrelas situadas em lados opostos da galáxia, que realmente só são vistas juntas uma vez por ano: Vega (Orihime) e Altair (Kengyu)."

Para comemorar os japoneses costumam colocar em pedacinhos de papéis coloridos (cada cor simboliza um pedido diferente, verde é esperança, amarelo dinheiro, branco paz, vermelho paixão, rosa amor e azul prosperidade) seus pedidos, acreditando que os deuses Orihime e Kengyu irão atender os mesmos.

Na verdade o festival é bem bonito, e uma das coisas que mais admiro na cultura japonesa é justamente a fé e a tradição que eles mantém com tanta beleza. Hoje as ruas da Liberdade estavam coloridas e cheia de gente, que além de visitar a famosa feirinha, estava lá com o propósito de também realizar seus sonhos!

Assim como todos com muita fé nas estrelas, fiz meus pedidos!

Infelizmente o papel rosa acabou :( Ia pedir um grande amor, mas acho que as providências divinas quiseram dizer que não era hora!!!

Enfim, outra coisa que me encantou, foi a decoração da Liberdade. Todas aquelas árvores de bambu e ornamentos pendurados deixou o lugar mágico!


E na feirinha, acabei comprando e ganhando coisinhas super delicadas <3 Acho que o presente que mais amei, foi o colar de frasquinho que queria há tempos, e meu amigo Fábio me deu s2

Ele também me deu uma miniatura de cavalos marinho, a coisa mais linda do MUNDO! <3 Apaixonei.


Hoje tiveram algumas atrações, como cantores se apresentando e apresentação de tambores Taikô.

Enfim, meu dia foi assim. Cheio de pessoas e muitos presentes lindos. Indico pra todo mundo viu? Acho legal irem lá e conferirem as atrações e claro, fazer seu pedido ás estrelas ;)

ps: As fotos foram tiradas por celular, por isso talvez não estejam com boa qualidade :(



4 comentários :

  1. Oi Marina! Primeiramente, quero dizer que seu blog é lindo, apaixonei!
    Achei super interessante seu post, gosto de aprender sobre mitologias e essa das estrelas foi sensacional. Pena que os papéis cor de rosa acabaram, se eu estivesse lá também pediria um amor haha
    Te espero no meu blog: http://bazardefoto.blogspot.com
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. fotos lindas, amei o post.

    http://alinesecretplace.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu amo as decorações desses festivais, é tudo muito bonito. Amei o post.

    ResponderExcluir
  4. Gostei das fotos, a cultura oriental é fascinante temos muito o que aprender com eles :)

    ResponderExcluir