07 novembro 2015

Cada um dá o que tem!


Uma vez conversando com uma amiga sobre uma situação, ela me perguntou: "Meu Deus eu não entendo! Por que fulana me tratou tão mal? Aliás, ela trata todo mundo mal, está sempre amargurada!".
A minha resposta foi imediata: "Cada um dá o que tem".
Ela só trata as pessoas tão mal, porque no fundo ela é frustrada, triste, cheia de raiva ou despeito. Por isso, ela simplesmente não consegue gerar dentro dela, sentimentos bons e calmos, que fazem bem á todo mundo. O amor, o carinho, a compaixão e a gentileza são sentimentos gerados do nosso mais profundo íntimo, lá dentro do nosso coração. São sentimentos que transbordamos á quem nos rodeia, que nos faz sorrir e gargalhar, que nos deixa felizes em tratar os outros bem. Uma pessoa que não está bem consigo mesma, que sente alegria em ver outra pessoa tropeçar na vida ou que simplesmente é egoísta (um dos defeitos que eu mais odeio nada vida hahaha) não consegue passar amor, carinho, respeito porque elas mesmas desconhecem esses sentimentos! Porque amor se adquire no dia a dia, nos momentos, no pensamento elevado. Não conseguimos dar amor, sem criar dentro de nós esse sentimento verdadeiramente... Não conseguimos doar aquilo que não temos.

Por isso, uma vez vi uma frase que eu gostei tanto, que resolvi aplicar na vida: Me dê seu amor quando eu menos merecer, pois é quando eu mais preciso.

Isso é tão verdadeiro! Não estou dizendo para relevar tudo de mal que alguém faz, ou ser saco de pancada. Mas estou dizendo para sim, ter paciência. Para devolver com um sorriso ou com o silêncio uma ofensa, para ser gentil com aquele que está gritando com você. Para não julgar sem tentar entender. Para simplesmente, dar o que você tem de melhor á quem precisa tanto por simplesmente não ter: Amor, respeito, compaixão.

Aquela pessoa grosseira, egoísta, bruta... No fundo ela pode estar gritando por socorro, afogada em seu orgulho, preconceitos e traumas. Por que então não tentar da maneira mais gentil acudir? Lhe dê apenas amor, respeito. O resto a vida se encarrega. Não faça mais miserável a vida de quem não conhece os melhores sentimentos da vida. Um dia, essa pessoa pode mudar, pode ser feliz e conhecer o que ele tinha de melhor e não sabia, ou mesmo criar aos pouquinhos um novo sentimento, um novo coração.

Precisamos devolver com amor, os insultos e os maus tratos. Precisamos devolver com respeito os xingamentos e a desfeita. Precisamos devolver com compaixão, a ingratidão.

E a vida se torna mais linda, mais plena. Mais fácil de viver, mais simples de respirar.
E que tenhamos sempre o melhor de nós para transbordar ao mundo!

9 comentários :

  1. Oi moça, sempre que eu leio seus textos mais reflexivos fico me perguntando como alguém tão jovem pode ser tão sábia?
    Fico feliz por ler tantas outras meninas que assim como você desenvolveram tão cedo essa característica tão bacana de empatia, confesso que eu só amadureci de uns quatro anos para cá e tenho aprendido muito, inclusive isso que vc citou de "Aquela pessoa grosseira, egoísta, bruta... No fundo ela pode estar gritando por socorro, afogada em seu orgulho, preconceitos e traumas." é totalmente certo, e eu penso que se for impossível conviver com alguém assim o melhor é manter uma distância saudável e emanar boas energias, orações...
    Um abraço o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah meu amor, minha vida teve momentos muito complicados, um dia com coragem eu exponho parte do que vivi. Por isso, posso dizer que agradeço muito por tudo que passei porque aprendi a ser gentil com as pessoas. E você é uma das pessoas que mais admiro, amo seu blog e tudo que escreve! É uma honra saber que gosta dos meus textos ♥

      Excluir
  2. Eu amei seu post!
    Compartilho do teu pensamento e amo essa frase de início!
    Concordo plenamente!!

    Adorei teu blog, tô te seguindo ;)
    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah muito obrigada meu amor, logo estarei te fazendo uma visita :)

      Excluir
  3. Com certeza flor, para dá amor temos que ter amor primeiro, e ter paciência de pessoas assim
    magrafelizpensa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Usei a frase no status do meu whatss.

    http://alinesecretplace.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Amei o post!! lindo!!
    www.xadeamora.com.br

    ResponderExcluir