13 fevereiro 2016

Vamos discutir sobre má fé?


Gente, acho que todo mundo conhece a Forever 21 certo? Essa loja maravilhosa, abriu algumas lojas espalhadas pelo Brasil, inclusive uma num shopping classe A da minha cidade. Eu fui lá algumas vezes atraída pelas roupas super diferentes com pegada gringa, mas que mesmo assim tinham um preço mais bacana que as marcas famosas. Eu honestamente ainda achei a Forever meio carinha, visto que nos EUA ela tem produtos mega baratinhos, mas sabemos como estão os impostos né?
Enfim, um dos produtos que comprei lá que mais gostei, foi um casaco MARAVILHOOOSO que tem brilho discreto mas que ao mesmo tempo é tão chique quanto uma chanel.

Andando pela Enjoei, acabei me deparando com o mesmo casaco sendo vendido por 340 reais, sendo alegado ainda que foi comprado nos EUA. Peraí, se lá as coisas costumam ser baratas que aí, e mesmo assim aqui no Brasil eu paguei 120 reais por esse casaco... Por que ele está sendo vendido tão caro na loja da enjoei? Ainda mais que convenhamos que a Forever 21 tem a fama de ter péssima qualidade nas roupas e acessórios, quem já comprou lá tanto quanto eu sabem que basta uma ou duas usadas que as roupas já começam a descosturar ou perder pedrinhas se não tomarmos cuidado, então só uma pessoa muito louca mesmo de gastar tudo isso numa marca que nem é tão boa assim.
Aí e eu paro e penso: Se assim que retiramos o produto da loja ele já perde quase 50% de todo lucro, afinal saindo da loja não temos garantias sobre o produto referente aos fabricantes, como podemos cobrar mais que o dobro num site como o Enjoei?
Não é de hoje que fico insatisfeita por lá, mas convenhamos que todo mundo tem o direito de vender o que quiser pelo preço que quiser, só acho uma puta falta de sacanagem com as pessoas.
Sorte que ninguém deu lance e espero que nunca deem mesmo.

Isso tudo me fez lembrar de um negócio que me deixou mal por dias. Estava eu num shopping aqui do centro, nem lembro o que caralhas fui fazer lá, mas estava jantando e nisso um menininho muito sujinho estava entregando papéis impressos com os dizeres: "Sou um menino muito pobre, gostaria de ajuda para mim e para minha família com o valor que puder dar". Ele repetiu isso em todas as mesas e vi muita gente metendo a mão no bolso e dando moedas pro menino. Fui lá, tirei 2 reais da carteira e dei pra ele, aproveitei o gancho e perguntei:
"Cade seus pais?" Eu não perguntei o nome dele, por isso vou nomeá-lo de Joãozinho.
"Meu pai está em casa, cuidando e limpando"
"E porque você não está na escola?"
"Estou de férias, mas eu vou sempre pra escola".
Ele parecia interessado em conversar e eu queria saber mais dele... Antes que pudêssemos continuar a conversa ele saiu e foi recolher o dinheiro que arrecadara enquanto eu comia.
Eu estava morta de fome, lembro que ia tomar só um milk shake, mas acabei pegando um belo prato de arroz, feijão, salada com tomate e pimenta e frango. Não consegui comer toda minha comida, fiquei imaginando se aquele garoto estava com fome, e o que o desgraçado do pai dele tinha na cabeça pra imprimir papéis pedindo ajuda ao invés de cuidar do filho.

Chamei Joãozinho e perguntei se ele estava com fome. Ele disse que sim, que tinha comido uma coxinha e um pastel... Quer dizer, é essa a nutrição que ele tem, por ficar o dia todo pedindo dinheiro? Disse á ele, que eu iria dar a comida que ele quisesse, era só escolher. Para minha surpresa, ele disse:
"Eu queria só um prato de arroz e feijão".
Fomos até o Giraffas pedir alguma coisa. Montei um prato para ele com arroz, feijão, frango, batata frita. O atendente disse que podia adicionar mais algum item, olhei pro Joãzinho e ele estava lá, com aquela expressãozinha de contente mas sem pedir nada. Perguntei: O que você quer incluir? Pode pedir o quiser. O atendente foi dando as opções e quando falou farofa o garoto quase pulou de alegria. Colocamos farofa também. Pedi um refrigerante médio e ainda dei por minha conta um sundae de chocolate pra ele.
A felicidade do garoto aquele dia, custou 28 reais, que sinceramente nunca irão me fazer falta.
Ele me agradeceu muito, e se sentiu feliz em poder ter uma boa refeição.
Perguntei pra ele se ele ia mesmo á escola, e ele garantiu que sim.
Nos despedimos.

O rosto daquele garoto não sai e nunca vai sair da minha cabeça. O que é da vida dele? Quem é esse pai? Por que ele pede dinheiro? Eu realmente nunca vou saber, mesmo porque ele não me deu abertura para descobrir mais, e achei melhor não forçar.
Muita gente pode dizer que eles são aproveitadores, que estão agindo de má fé.
Mas será mesmo, que uma criança vai se submeter á pedir dinheiro, andar sujo e comer mal, sendo que poderia estar brincando, lendo um livro ou vendo tv?
Ele não me pediu doces caros, pratos caros, algo diferente ou fora do comum como qualquer pessoa de má fé pediria. Ele disse que gostaria de arroz e feijão puro.

Enquanto algumas pessoas que provavelmente tem mais chances e oportunidades na vida, que viajam pros EUA cobram o dobro por um produto num site de Enjôos, um garoto simples e humilde que teve a oportunidade de exagerar e pedir tudo o que quisesse, queria apenas o suficiente. 

Realmente, caráter nasce com a gente.
Voltei cambada! 

10 comentários :

  1. Muito bonito o seu casaco, ficou bem em vc :)
    Sobre o que escreveu infelizmente as desigualdades no nosso país são grandes, esse não foi o primeiro e nem o último caso assim, o nosso país está passando por uma crise séria e quem é mais atingido é o assalariado. Espero que esse garoto continue em um caminho honesto e ache um rumo na vida através dos estudos. Sobre a Forever 21 não conheço os produtos, inclusive aqui na minha cidade não temos essa loja, mas um dia li um artigo sobre lojas que utilizam mão de obra escrava e ela estava na lista, fiquei com uma imagem péssima da Forever 21.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre a mão de obra escrava eu não sabia! Vou pesquisar sobre isso, e se for verdade, perderam uma cliente...

      Excluir
  2. segura aí minhas palmas pq to de aplaudindo de pé. que atitude mais linda! <3 admiro demais quem tira um tempinho pra ajudar ao próximo. tu tá mais do que certa... eu aprendi com a minha avó que a gnt tem que ajudar mesmo, pq muitas vezes Deus se disfarça de pobre pra testar a nossa honestidade/bondade. por causa disso, sempre ajudo todo mundo que aparece na minha frente. se a pessoa estiver mentindo, a culpa/pecado não vai pra mim, então, não custa nada.

    sobre o casaco dessa guria aí, bem que tu podia podia passar o link. eu iria numa boa comentar lá no produto mandando ela criar vergonha na cara. sou desses. hahaha. se quiser, manda o link lá no blog que eu faço isso. ;)

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha eu já comentei lá meu anjo, mas o comentário precisa ser aprovado por ela ¬¬' ai obvio que ela não vai aprovar hahahaha. Mas sobre ajudar as pessoas, nem é algo para ser parabenizado sabe? É algo que TODO MUNDO DEVERIA FAZER sempre. ♥ Fico contente de saber que você é gentil!

      Excluir
  3. Gente que horrível, nunca comprei no enjoei, mas é demais né?

    http://alinesecretplace.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprei lá uma vez, o produto se dizia novo mas veio cheio de arranhões. AFFZ;

      Excluir
  4. É nessas horas que as vezes penso que reclamo de boca cheia (literalmente). Gostei da sua análise!! O fato é que a enjoei é um enjôo sem fim haha, nunca vi nada legal nesse site, e quando vejo o custo tá os olhos da cara com os óculos juntos porque sou miope!

    ❥Blog: www.amigadelicada.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim! Fui procurar aquele scarpin Cinderella da Schutz, na loja está saindo 550 reais, lá no enjoei a menina que USOU o sapato queria vender por 625 alegando que tem taxas etc. Meu o produto é USADO, SEU PÉ ESTEVE NELE, e ainda assim quer recuperar 100% do dinheiro gasto? Melhor ir na loja e comprar um novo em folha que é inclusive mais barato não acha? Povo sem noção nenhumaaaaa.

      Excluir
  5. Nunca vi essa tal ''Enjoei'' e mais um motivo pra não tentar comprar lá. que coisa estranha. eu em

    http://thesweetmomentts.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ideia do site é ótima, mas na prática é uma porcaria.

      Excluir